RSS Facebook Twitter

por Monalisa Leal no dia 21 de Out de 2014 às 16:52 em Cidade

comentários

Contribuintes inadimplentes têm menos de um mês para quitar dívidas
Foto: Metropress/Arquivo
230 mil contribuintes estão inadimplentes e podem ser notificados pela Secretaria da Fazenda se não regularizarem a situação de débito do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). As notificações começam a ser feitas a partir da segunda quinzena de novembro. Mas é importante lembrar que que esse prazo não vai servir para motos

Ainda no mês de novembro, as blitzes do IPVA, que foram motivo de disputa judicial, retornam às ruas. 
 
Quem pagar o imposto no mês de outubro terá uma vantagem: Haverá apenas incidência de acréscimo moratório, sem multa. 
Os que ficarem inadimplentes terão seu nome incluso no Serasa e vão ficar impedidos de licenciar o carro. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 16:31 em Brasil

comentários

Projeto de lei quer proibir cobrança de consumação mínima em estabelecimentos
Foto: Reprodução
Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que proíbe a cobrança de consumação mínima em bares, restaurantes, boates e casas noturnas em todo o país. "A cobrança de consumação mínima é uma prática comum no País. O estabelecimento comercial exige do consumidor um valor mínimo, tendo ele consumido ou não, ou seja, é uma imposição de consumo", disse o deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ), autor da proposta.

Segundo o deputado, a informação sobre a proibição deverá estar exposta no estabelecimento em local de fácil visualização. "Obrigar o consumidor a pagar antecipadamente por produto que pode não ser consumido é impor um limite quantitativo sem justa causa", explica Zveiter.

comentários

por Matheus Simoni no dia 21 de Out de 2014 às 16:11 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: 2 em 1! Veículo da Prefeitura é flagrado estacionado em passeio e ciclovia
Foto: Leitor Metro1
Duas infrações em apenas uma imagem. O leitor do Metro1 Leandro enviou uma imagem que mostra uma viatura oficial da Prefeitura estacionado no passeio e na ciclovia da Rua Thomaz Gonzaga, em Pernambués. Será que a Transalvador foi chamada para multar o veículo?

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 15:55 em Bahia

comentários

Deputado eleito, soldado Prisco pode deixar a prisão domiciliar após decisão do STF
Foto: Reprodução/Daniele Rodrigues/Metropress
Eleito como deputado estadual, com o terceiro maior número de votos na Bahia, o vereador Marco Prisco (PSDB) deve ter o seu pedido de habeas corpus julgado nesta terça-feira (21) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado eleito teve prisão preventiva decretada no dia 18 de abril deste ano, por imposição da Justiça, por conta da liderança que ele exerceu fortemente na greve da Polícia Militar na Bahia em 2012. E desde junho deste ano, ele cumpre prisão domiciliar. Prisco não pode ficar fora de sua residência a partir das 20 horas em dia da semana e em nenhum horário nos sábados e domingos.

Segundo a advogada do parlamentar, Marcele Maron, a expectativa é que o STF entenda que o pedido de habeas corpus se baseia na falta de necessidade de manutenção das restrições, já que Prisco não oferece risco à ordem pública. "Como a prisão era por 90 dias, as restrições não poderiam se estender para além do prazo. O próprio presidente do STF, Ricardo Lewandowski, negou o pedido da Procuradoria Geral da República de manter a prisão do soldado Prisco por não mais haver motivo para tal. A manutenção da restrição é política, assim como a prisão foi política. Prisco foi condenado antes de ser julgado. Tal situação trata-se de infração do direito constitucional de contraditório e ampla defesa", analisou a advogada.

comentários

por Matheus Simoni no dia 21 de Out de 2014 às 15:54 em Cidade

comentários

Metrô anuncia horário de funcionamento para jogo na Arena Fonte Nova nesta terça
Foto: Divulgação
A CCR, empresa que administra o metrô de Salvador, informou nesta terça-feira (21) que as estações Acesso Norte e Campo da Pólvora ficarão abertas até 23h45 para os torcedores que vão assistir ao jogo na Arena Fonte Nova entre Bahia e Atlético-MG, válido pela 30º rodada do Brasileirão. O acesso segue gratuito a todos os passageiros. As demais estações, Lapa, Brotas e Retiro, funcionam no horário normal, até 18h. 

comentários

por Metro1 no dia 21 de Out de 2014 às 15:41 em Noticias

comentários

Prefeito de São Francisco do Conde pede aumento do efetivo de policiais ao Estado
Foto: Divulgação
Durante reunião nesta terça-feira (21), o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida (PP), conversou com o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, sobre a necessidade de o município ter um efetivo maior de policiais militares.

De acordo com Almeida, mais 15 policiais precisam ser deslocados para São Francisco do Conde, a fim de ajudarem na prevenção e repressão de crimes, já que furtos, assaltos à mão armada e homicídios têm aumentado. "A segurança dos nossos munícipes é uma prioridade e não medirei esforços para que possamos ter um município mais tranquilo de se viver", disse o prefeito.

comentários

por Matheus Simoni no dia 21 de Out de 2014 às 15:35 em Política

comentários

ACM Neto afirma que irá processar Rui Costa por conta de declarações sobre 'dutos'
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Por meio de nota, o prefeito ACM Neto (DEM) afirmou nesta terça-feira (21) que vai processar o governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), pelos crimes de calúnia e difamação. O posicionamento é resultado da declaração dada pelo petista em entrevista ao site Broadcast Político, da Agência Estado, na qual ele afirma que a prefeitura da capital baiana possui "um duto que sai da prefeitura e vai direto para rádio, jornais e a TV, que é de sua propriedade [da família do prefeito]". Segundo Neto, Rui deve comprovar o que diz perante a Justiça. 

"O governador eleito está cometendo um crime e para tanto será chamado à Justiça para que prove as suas declarações", disse ACM Neto, por meio de nota envida à imprensa. Segundo o prefeito, o Palácio Thomé de Souza utiliza critérios objetivos para formular seu planejamento de mídia, anunciando nos principais veículos da cidade e que, no caso da TV Bahia, os valores estão bem abaixo da mídia técnica. "Rui Costa deveria era ter a coragem de apresentar os gastos do Estado em publicidade, principalmente na TV Bahia e não agir com má fé. O governo do Estado é que é um campeão de anúncios", declarou o prefeito.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 15:19 em Esportes

comentários

Duelo entre Bahia e Goiás acontecerá sem a presença de torcedores
Foto: Reprodução/Uol
Uma briga que aconteceu no dia 4 de outubro no jogo entre Goiás e Figueirense no Estádio Serra Dourada rendeu ao Goiás uma punição de três jogos no estádio do time sem a presença da torcida. Esta foi a definição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em relação ao jogo que aconteceu na 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde seis torcedores foram apreendidos. A punição atinge a partida contra o Bahia, que vai acontecer no dia 9 de novembro no Estádio Serra Dourada em Goiás.

"A violência no futebol brasileiro está se alastrando como uma praga. Os clubes têm responsabilidade. O Goiás não consegue reprimir seus torcedores. A cada jogo nos mostram mais cenas de barbárie. O STJD tenta educar punindo o clube pelo ato desses marginais. No boletim apresentado foram identificados seis torcedores e nas imagens fica claro que são mais de 50 que participam. Isso comprova que não houve repressão", declarou o procurador Marcus Vinícius Campos. Isto pode beneficiar o Esquadrão, que não terá a pressão das arquibancadas diante de um adversário que ainda não está livre do perigo do rebaixamento.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 14:57 em Saúde

comentários

Pesquisadores franceses criam teste para diagnóstico do ebola em 15 minutos
Foto: Ilustrativa
Um teste de diagnóstico rápido do ebola foi desenvolvido por pesquisadores franceses. É possível detectar a existência do vírus em menos de 15 minutos, conforme anunciou nesta terça-feira (21) o Comissariado para a Energia Atômica e Energias Alternativas (CEA). O teste poderá ser realizado sem material específico, a partir de uma gota de sangue, plasma ou urina. Qualquer paciente que apresente sintomas da doença poderá fazer o teste, que é idêntico ao de gravidez.

O teste que foi validado por um laboratório de alta segurança do Instituto Farmacêutico Jean Mérieux, em Lyon, deve começar a ser industrializado em breve. De acordo com o CEA, um protótipo estará disponível a partir do fim deste mês. Se comparado com os atuais testes realizados para o diagnóstico do ebola, que levam, em média, pouco mais de duas horas, este é muito mais rápido.

comentários

por Matheus Simoni no dia 21 de Out de 2014 às 14:35 em Saúde

comentários

Britânico que se curou do ebola volta à África para retomar seu trabalho como médico
Foto: Reprodução/Getty Images
Nesta terça-feira (21), o enfermeiro britânico William Pooley, de 29 anos, que contraiu ebola em Serra Leoa durante um período de atuação como enfermeiro voluntário, regressou ao país para retomar o seu trabalho. Serra Leoa é um dos epicentros da epidemia que atinge o oeste da África. Pooley, que recentemente se curou da doença, afirmou que há uma "emergência real" no país e está "muito feliz" em voltar a trabalhar no combate à doença.

"Tenho imunidade, não sabemos ao certo até quando. Mas foi uma decisão fácil para mim (decidir voltar ao país)", afirmou ele à BBC antes de viajar para a África. Ele disse que se sente mais seguro agora por conta da sua aparente imunidade. Especialistas afirmam que os pacientes que se recuperaram do ebola possam ter desenvolvido anticorpos que podem protegê-los de contrair a doença novamente, mesmo sem a certeza de que o risco é nulo.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 14:18 em Brasil

comentários

Doleiro Youssef é absolvido da acusação de lavagem de dinheiro do tráfico
Foto: Reprodução/Veja
A Justiça Federal absolveu o doleiro Alberto Youssef da acusação de lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas na primeira sentença da Operação Lava Jato. Youssef seguirá preso na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba, porque ele é réu em mais quatro processos da operação.O doleiro está preso desde 17 de março, e está fazendo delação premiada ao Ministério Público federal.

A defesa do doleiro argumentou que ele teria cedido seu escritório para recebimento e entrega do dinheiro, mas não tinha conhecimento de que provinha do tráfico de drogas.O Ministério Público Federal (MPF) já havia requerido a absolvição de Youssef por falta de provas. Em contrapartida, a mesma sentença que inocentou o doleiro, a Justiça Federal condenou Rene Luiz Pereira, André de Catão de Mirana e Carlos Hahib Chater.

comentários

por Matheus Simoni no dia 21 de Out de 2014 às 13:57 em Noticias

comentários

Irmão de Fausto Fanti assume posto no programa "Hermes e Renato"
Foto: Reprodução/YouTube
Após a morte do humorista Fausto Fanti, o irmão dele, Franco Fanti, assume o seu lugar no programa "Hermes e Renato". Os outros participantes fizeram o convite para Franco entrar em seu lugar, segundo a coluna Outro Canal, desta terça-feira (21), da Folha de S. Paulo. De acordo com a coluna, o programa "Hermes e Renato" está cotado para estrear em breve no canal da Fox, juntamente com um projeto para lançar um canal no YouTube. Fausto Fanti, um dos criadores do programa que nasceu na MTV Brasil, nos anos 1990, morreu em julho deste ano, depois de cometer suicídio, aos 35 anos.

comentários

por João Brandão no dia 21 de Out de 2014 às 13:33 em Cidade

comentários

Explosão em fábrica de medicamentos deixa três feridos graves em Pouso Alegre (MG)
Foto: Reprodução / Veja
Na manhã desta terça-feira (21), ocorreu uma explosão na fábrica de medicamentos do grupo Cimed, em Pouso Alegre, em Minas Gerais. Segundo a Agência Brasil, o ocorrido deixou três pessoas feridas em estado grave. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a explosão aconteceu por volta das 6h. Uma pessoa foi socorrida com 100% do corpo queimado e duas com traumatismo na cabeça.

A assessoria do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, para onde as vítimas foram levadas, informou que as pessoas foram atendidas e sedadas na UTI da instituição. 23 pessoas também forama atendidas com escoriações ou intoxicadas por causa da fumaça. Não houve nenhum abalo estrutural. Haverá uma perícia para determinar as causas do acidente.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 13:12 em Polícia

comentários

Em nota, assessoria da Área 1 se pronuncia sobre tentativa de assalto no campus
Foto: Reprodução/Metropress/Matheus Simoni
Uma confusão na manhã desta terça-feira (21) na faculdade Área 1, na avenida Paralela, deixou os alunos e funcionários da instituição assustados. Um adolescente, de 17 anos, reconhecido como Railan da Silva Santos, foi baleado no estacionamento após tentar assaltar um policial. Em nota, a assessoria da faculdade Área 1, disse que o pânico foi causado pela entrada do assaltante no prédio da faculdade na tentativa de fuga.

"Um ladrão tentou assaltar um policial que, após a tentativa, reagiu e feriu o assaltante. Em uma tentativa de fuga, o assaltante entrou no prédio da Faculdade ÁREA1 e se escondeu no banheiro da instituição", diz a nota. Nenhum aluno ou funcionário ficou ferido. A assessoria ressaltou que o prédio da faculdade é protegido por sistema de segurança, com catracas de acesso e vigilantes. Segundo a Área 1, o assaltante entrou na faculdade pelo estacionamento e pulou a catraca que dá acesso à faculdade.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 12:51 em Polícia

comentários

Morre adolescente baleado após disparos na faculdade Área 1
Foto: Reprodução/Leitor Metro 1
O adolescente que foi baleado no estacionamento da faculdade Área 1, foi identificado como Railan da Silva Santana, de 17 anos. O jovem morreu após dar entrada no Hospital Roberto Santos. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (21), por volta das 10h30. Houve pânico entre os estudantes após os disparos, e diversos jovens se esconderam em salas de aula e na biblioteca da instituição.

As informações ainda estão desencontradas. Existem três versões, dos alunos, da polícia e da Área 1. Enquanto os alunos sustentam a versão que houve uma tentativa de assalto, a polícia não confirma a informação e sustenta a versão de surto psicótico do homem que disparou tiros. Em entrevista ao Metro1, a coordenação da faculdade declarou que houve uma perseguição policial que terminou dentro da sede da faculdade. Nenhuma das três versões coincide.


comentários

Página 1 de 3525
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Metrópole Saúde 16h00 às 17h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
20/10/2014
Carmem Vilas Boas
Dentista
17/10/2014
Jaques Wagner
Governador da Bahia
16/10/2014
Ademar José
Ufólogo
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040