RSS Facebook Twitter

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 14:57 em Saúde

comentários

Pesquisadores franceses criam teste para diagnóstico do ebola em 15 minutos
Foto: Ilustrativa
Um teste de diagnóstico rápido do ebola foi desenvolvido por pesquisadores franceses. É possível detectar a existência do vírus em menos de 15 minutos, conforme anunciou nesta terça-feira (21) o Comissariado para a Energia Atômica e Energias Alternativas (CEA). O teste poderá ser realizado sem material específico, a partir de uma gota de sangue, plasma ou urina. Qualquer paciente que apresente sintomas da doença poderá fazer o teste, que é idêntico ao de gravidez.

O teste que foi validado por um laboratório de alta segurança do Instituto Farmacêutico Jean Mérieux, em Lyon, deve começar a ser industrializado em breve. De acordo com o CEA, um protótipo estará disponível a partir do fim deste mês. Se comparado com os atuais testes realizados para o diagnóstico do ebola, que levam, em média, pouco mais de duas horas, este é muito mais rápido.

comentários

por Matheus Simoni no dia 21 de Out de 2014 às 14:35 em Saúde

comentários

Britânico que se curou do ebola volta à África para retomar seu trabalho como médico
Foto: Reprodução/Getty Images
Nesta terça-feira (21), o enfermeiro britânico William Pooley, de 29 anos, que contraiu ebola em Serra Leoa durante um período de atuação como enfermeiro voluntário, regressou ao país para retomar o seu trabalho. Serra Leoa é um dos epicentros da epidemia que atinge o oeste da África. Pooley, que recentemente se curou da doença, afirmou que há uma "emergência real" no país e está "muito feliz" em voltar a trabalhar no combate à doença.

"Tenho imunidade, não sabemos ao certo até quando. Mas foi uma decisão fácil para mim (decidir voltar ao país)", afirmou ele à BBC antes de viajar para a África. Ele disse que se sente mais seguro agora por conta da sua aparente imunidade. Especialistas afirmam que os pacientes que se recuperaram do ebola possam ter desenvolvido anticorpos que podem protegê-los de contrair a doença novamente, mesmo sem a certeza de que o risco é nulo.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 14:18 em Brasil

comentários

O doleiro Youssef é absolvido da acusação de lavagem de dinheiro do tráfico
Foto: Reprodução/Veja
A Justiça Federal absolveu o doleiro Alberto Yousseff da acusação de lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas na primeira sentença da Operação Lava Jato. Youssef seguirá preso na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba, porque ele é réu em mais quatro processos da operação.O doleiro está preso desde 17 de março, e está fazendo delação premiada ao Ministério Público federal.

A defesa do doleiro argumentou que ele teria cedido seu escritório para recebimento e entrega do dinheiro, mas não tinha conhecimento de que provinha do tráfico de drogas.O Ministério Público Federal (MPF) já havia requerido a absolvição de Youssef por falta de provas. Em contrapartida, a mesma sentença que inocentou o doleiro, a Justiça Federal condenou Rene Luiz Pereira, André de Catão de Mirana e Carlos Hahib Chater.

comentários

por Matheus Simoni no dia 21 de Out de 2014 às 13:57 em Noticias

comentários

Irmão de Fausto Fanti assume posto no programa "Hermes e Renato"
Foto: Reprodução/YouTube
Após a morte do humorista Fausto Fanti, o irmão dele, Franco Fanti, assume o seu lugar no programa "Hermes e Renato". Os outros participantes fizeram o convite para Franco entrar em seu lugar, segundo a coluna Outro Canal, desta terça-feira (21), da Folha de S. Paulo. De acordo com a coluna, o programa "Hermes e Renato" está cotado para estrear em breve no canal da Fox, juntamente com um projeto para lançar um canal no YouTube. Fausto Fanti, um dos criadores do programa que nasceu na MTV Brasil, nos anos 1990, morreu em julho deste ano, depois de cometer suicídio, aos 35 anos.

comentários

por João Brandão no dia 21 de Out de 2014 às 13:33 em Cidade

comentários

Explosão em fábrica de medicamentos deixa três feridos graves em Pouso Alegre (MG)
Foto: Reprodução / Veja
Na manhã desta terça-feira (21), ocorreu uma explosão na fábrica de medicamentos do grupo Cimed, em Pouso Alegre, em Minas Gerais. Segundo a Agência Brasil, o ocorrido deixou três pessoas feridas em estado grave. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a explosão aconteceu por volta das 6h. Uma pessoa foi socorrida com 100% do corpo queimado e duas com traumatismo na cabeça.

A assessoria do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, para onde as vítimas foram levadas, informou que as pessoas foram atendidas e sedadas na UTI da instituição. 23 pessoas também forama atendidas com escoriações ou intoxicadas por causa da fumaça. Não houve nenhum abalo estrutural. Haverá uma perícia para determinar as causas do acidente.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 13:12 em Polícia

comentários

Em nota, assessoria da Área 1 se pronuncia sobre tentativa de assalto no campus
Foto: Reprodução/Metropress/Matheus Simoni
Uma confusão na manhã desta terça-feira (21) na faculdade Área 1, na avenida Paralela, deixou os alunos e funcionários da instituição assustados. Um adolescente, de 17 anos, reconhecido como Railan da Silva Santos, foi baleado no estacionamento após tentar assaltar um policial. Em nota, a assessoria da faculdade Área 1, disse que o pânico foi causado pela entrada do assaltante no prédio da faculdade na tentativa de fuga.

"Um ladrão tentou assaltar um policial que, após a tentativa, reagiu e feriu o assaltante. Em uma tentativa de fuga, o assaltante entrou no prédio da Faculdade ÁREA1 e se escondeu no banheiro da instituição", diz a nota. Nenhum aluno ou funcionário ficou ferido. A assessoria ressaltou que o prédio da faculdade é protegido por sistema de segurança, com catracas de acesso e vigilantes. Segundo a Área 1, o assaltante entrou na faculdade pelo estacionamento e pulou a catraca que dá acesso à faculdade.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 21 de Out de 2014 às 12:51 em Polícia

comentários

Morre adolescente baleado após disparos na faculdade Área 1
Foto: Reprodução/Leitor Metro 1
O adolescente que foi baleado no estacionamento da faculdade Área 1, foi identificado como Railan da Silva Santana, de 17 anos. O jovem morreu após dar entrada no Hospital Roberto Santos. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (21), por volta das 10h30. Houve pânico entre os estudantes após os disparos, e diversos jovens se esconderam em salas de aula e na biblioteca da instituição.

As informações ainda estão desencontradas. Existem três versões, dos alunos, da polícia e da Área 1. Enquanto os alunos sustentam a versão que houve uma tentativa de assalto, a polícia não confirma a informação e sustenta a versão de surto psicótico do homem que disparou tiros. Em entrevista ao Metro1, a coordenação da faculdade declarou que houve uma perseguição policial que terminou dentro da sede da faculdade. Nenhuma das três versões coincide.


comentários

por Matheus Morais no dia 21 de Out de 2014 às 12:43 em Polícia

comentários

Pai de aluna reclama da falta de segurança na faculdade Área 1
Foto: Leitor Metro1
Em participação na Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (21), o pai de uma aluna, que não quis se identificar, criticou a falta de segurança na faculdade Área 1, onde aconteceu um tiroteio, com uma pessoa baleada. "Isso é algo que tem se tornado natural por lá. Estou pensando até em tirar ela de lá, isso é problema de segurança, mas a situação já está fora de controle", disse.

comentários

por João Brandão no dia 21 de Out de 2014 às 12:39 em Polícia

comentários

Coordenação da Área 1 diz que estudantes não foram atingidos: "Todos os alunos estão íntegros"
Foto: Matheus Simoni / Metropress
A coordenação da faculdade Área 1 afirmou que nenhum aluno da instituição foi ferido durante a troca de tiros que aconteceu no fim da manhã desta terça-feira (21). O porta-voz da Área 1 relatou que houve um assalto fora da faculdade e o assaltante buscou refúgio dentro da instituição, mas a polícia conseguiu detê-lo. "Os policiais próximos que chegaram rapidamente e conseguiram prender o assaltante e retiraram daqui. Não houve nenhuma vítima de aluno. Todos os alunos estão íntegros. Os policiais agiram para conter os assaltantes", disse.

Ao Metro1, alguns alunos criticaram o sistema de segurança da faculdade, mas o porta-voz negou. "Nós temos segurança patrimonial. Fora da faculdade, a gente não pode fazer nada", contou. Em contato com o Grupo Metrópole, a Polícia Militar não confirmou a hipótese de assalto.

comentários

por Matheus Morais no dia 21 de Out de 2014 às 12:18 em Polícia

comentários

Área 1: alunos relatam tentativa de assalto, polícia mantém versão de surto e faculdade se defende
Foto: Leitor Metro1
As informações sobre o tiroteio na faculdade Área 1, que aconteceu na manhã desta terça-feira (21), na Av. Paralela, ainda são desencontradas. Enquanto os alunos sustentam a versão que houve uma tentativa de assalto, a polícia não confirma a informação e sustenta a versão de surto psicótico do homem que disparou tiros.

Em entrevista ao Metro1, a coordenação da faculdade declarou que houve uma perseguição policial que terminou dentro da sede da faculdade. Nenhuma das três versões coincide.

comentários

por João Brandão no dia 21 de Out de 2014 às 11:59 em Polícia

comentários

Aluna diz que faculdade mandou se trancar na biblioteca para proteger dos tiros
Foto: Matheus Simoni / Metropress
A aluna Adriele Oliveira da faculdade Área 1 informou ao Metro1 nesta terça-feira (21) que a Instituição mandou todos se trancarem na biblioteca para se proteger dos disparos. "Eu estava dentro da Faculdade quando ouvi quatro tiros. A Faculdade mandou a gente se trancar na biblioteca. Chegaram a Polícia e começou a troca de tiros. Qualquer um pode entrar na faculdade", disse.

Ouça o relato abaixo:
 

Áudio:



Aluna diz que faculdade mandou se trancar na biblioteca para proteger dos tiros

comentários

por Felipe Paranhos no dia 21 de Out de 2014 às 11:40 em Polícia

comentários

Homem baleado na faculdade Área 1 já foi socorrido e levado ao Hospital Roberto Santos
Foto: Flavia Sampaio/Leitora Metro1
A pessoa baleada no fim da manhã desta terça-feira (21) na faculdade Área 1 foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Roberto Santos. A informação foi confirmada pela Central de Polícias (Centel).

Segundo relatos de alunos, um corpo ficou estirado no chão e perdeu muito sangue. Pelo menos duas equipes do Samu foram ao local, além de viaturas da Polícia Militar.

comentários

por Matheus Morais no dia 21 de Out de 2014 às 11:39 em Política

comentários

Vox Populi: Dilma lidera com 52% e Aécio tem 48%; situação é de empate técnico
Foto: Ilustrativa
Uma nova pesquisa do instituto Vox Populi divulgada nesta segunda-feira (20) aponta a liderança da presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, com 52% das intenções de votos. O tucano Aécio Neves aparece com 48%, considerando apenas os votos válidos. No levantamento da semana passada, Dilma tinha 51% e Aécio 49%.

Com a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, elas estão tecnicamente empatados. Brancos e nulos somam 5 por cento, mesmo índice dos indecisos. O Vox Populi ouviu 2.000 eleitores em 147 municípios.

comentários

por Matheus Morais no dia 21 de Out de 2014 às 11:30 em Política

comentários

Em São Paulo, Rui Costa critica governador do estado, Geraldo Alckmin
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
O novo governador do estado, Rui Costa (PT), foi até São Paulo e não perdeu a oportunidade de criticar o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que é aliado do tucano Aécio Neves, candidato à Presidência da República. Segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, Rui disse que parou em dois postos de gasolina para ir ao sanitário, mas ambos estavam fechados por falta de água. Em tempo de guerra eleitoral, vale tudo!

comentários

por Felipe Paranhos no dia 21 de Out de 2014 às 11:19 em Polícia

comentários

Mãe de aluno relata que há corpo no chão após tiroteio na Área 1; polícia confirma um baleado
Foto: Leitor Metro1
Em contato com o Metro1, a mãe de um aluno de engenharia de produção da faculdade Área 1 informou que há um corpo no chão no pátio da faculdade.

A Polícia Militar confirmou que há um baleado no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mandou pelo menos duas ambulâncias para a faculdade.

comentários

Página 1 de 3525
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Metrópole Serviço 15h00 às 16h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
20/10/2014
Carmem Vilas Boas
Dentista
17/10/2014
Jaques Wagner
Governador da Bahia
16/10/2014
Ademar José
Ufólogo
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040